quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dirigente Sindical acompanha trabalho coletivo no Projeto de Assentamento Firmeza

Com 21 famílias assentadas o Projeto de Assentamento Firmeza localizado na região sertão do municipio de Caraúbas, realizou rebaixamento e raleamento da mata nativa com vista ao aumento no fornecimento de pastagem para o rebanho bovino e caprinovino.
O trabalho inicial serviu de atividade demonstrativa e de nivelamento de conhecimento e em seguida cerca de 20 ha serão raleadas e rebaixadas aumentando assim a disponibilidade de suporte forrrageiro para o rebanho do assentamento.
 Esta e outras atividades realizadas no Assentamernto, contacom a orientação tecnica da Cooperativa Terra Livre dentro do Projeto de Universalização da assessoria tecnica aos Assentamentos do Credito Fundiario.

sábado, 26 de novembro de 2011

Sindicato acompanha planejamento em comunidades atendidas pelo PDHC

Dirigentes sindicais participam durante esta semana das atividades de planejamento nas comunidades rurais atendidas pelo Projeto Dom Helder Câmara.  Na comunidade de Galho do Angico com presença maçiça das familias ali residentes, fez-se uma avaliação das atividades planejadas para o ano de 2011 e nela pôde-se perceber que a maioria das ações pautadas aconteceram.
Para este ano de 2012, a continuidade da implantação do Projeto financiado pela Petrobras, construção de cisternas de placas e habitação, entre outros são as propostas apresentadas.
Presidente da Associação Ebilenio Jose faz a abertura dos trabalhos juntamente com Jose Maria Junior Presidente do Sindicato,... 
...Elionaldo Benevides Agronomo da ATOS e Cleginaldo Sales conduzem o processo de planejamento.
Atentas, familias da comunidade apontam as prioridades para o ano de 2012. 
Secretária Maria Neuza relata os trabalhos apresentados para os anais da associação.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

PDHC convoca membros do Comitê doTerritorio Sertão do Apodi para aprovação dos planos de trabalho para 2012.

          Em anexo Aurinete Silva Coordenadora do CTSA e Rosane Gurgel Supervisora do PDHC no TSA informam que a pauta está voltada para aprovação dos planos 2012 do Projeto Dom Helder Câmara/SDT/MDA/GEF e a apresentação dos resultados da pesquisa do Projeto Células de Informação – MDA/SDT/UERN/CNPq.( Projeto INOVAÇÃO, DIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DE TERRITÓRIOS RURAIS).

Comissão Municipal de Mulheres realiza penultima reunião ordinaria de 2011

 Sob o Comando de Ilma Maria Coordenadora da CMMTR mulheres de todos os grupos de genero organizados nas comunidades rurais reuniram-se nesta segunda-feira. Na pauta a continuidade das atividades e dos projetos em andamento com os grupos locais, a discussão do grande e o encontro de confraternização de fim de ano entre outros.
 O encontro teve um destaque muito especial, o aniversario da companheira, parceira dos grupos e da CMMTR e do Sindicato, hoje Secretaria Municipal de Agricultura  Sheylla Gurgel.

 Ilma Maria apresenta cartaz com reconhecimento pelo trabalho desenvolvido como tambem felicitações da CMMTR a Sheylla Gurgel.

 Do UNIMAMA da comunidade de Mariana, o abraço da companheira Bebeta a aniversariante.

A coordenadora do Grupo de Mulheres do P A São Jose Sandra Farias, tambem entregou mensagem em forma de cartaz a Sheylla.

Mocinha ddo P A Santa Agostinha...
...Kayke da ATOS...
 ...Claudia do Centro Feminista 08 de Março...
...Socorro do Grupo de Mulheres de Galhgo do Angico e as demais presentes, todas abraçaram a companheira Sheylla por mais uma data natalícia.
Uma foto para as historia das mulheres.

Dirigentes Sindicais visitam obras de construção da Barragem Cascatinha no Rio Umari

Diretores do Sindicato visitaram as obras de construção da Barragem Cascatinha construida no leito do Rio Umari no municipio de  Caraúbas. Com recursos do Pronaf Infraestutura a barragem é parte do Projeto de perenização do Rio Umari elaborado no ano de 2003, com objetivo de perenizar cerca de 40 km rio cortandoos municipios de Rafael Godeiro, Olho Dagua do Borges, Umarizal e Caraubas.
 Segundo funcionarios da Empresa Cesan responsavel pela obra, o prazo de execução é de 06 (seis) meses devendo ser concluida no mês de fevereiro de 2012.
 Homens e maquinas trabalham para erguer muro de concreto que servgirá de barramento de agua no leito do rio.
  Um dois grandes desafios será trabalhar com o grande volume de agua existente no lençol freático do Rio Umari.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sindicato comemora 50 ANOS realizando Ato Público


O mês de novembro é período de atividade intensa, por diversas razões, duas principalmente: primeiro por tratar-se de um período pico de estiagem e segundo a incerteza quanto ao próximo período chuvoso. Neste sentido o Sindicato elegeu esta data para mobilizar trabalhadores e trabalhadoras chamando a atenção do estado para a necessidade de investimento em infraestrutura no meio rural. Este ano uma razão especial reforçou a marcha, “50 anos de organização sindical”.  
  
A atividade aconteceu na primeira semana do mês de novembro e contou com centenas de homens e mulheres que caminharam pelas ruas da cidade expondo suas conquistas nas últimas décadas, mas principalmente solicitando mais politicas públicas para as comunidades rurais.
Durante a caminhada pelas avenidas da cidade Lideranças Comunitarias fizeram pronunciamentos cobrando mais atenção das autoridades para com o meio rural, diversas faixas felicitavam o sindicato e apresentavam suas reivindicações.
 
 Jose Rodrigues Sobrinho primeiro Presidente da FETARN e atual presidente da CUT-RN, relembrou os anos iniciais de luta, mas também chamou a atenção para os desafios futuros.
A sede do Sindicato ficou lotada durante a celebração de ação de graças  conduzida pelo Pe. Francisco das Chagas da Paroquia de São Sebastião de Caraúbas.

Fotos: Flavio Wagner