sexta-feira, 30 de setembro de 2011

STR VISITA COMUNIDADE DE RIACHO DO MULATO

    Dirigentes sindicais estiveram nesta terça-feira na comunidade de Riacho do Mulato; a visita às familias locais tem sido uma dinamica trabalhada pela diretoria que deseja desenvolver ações que atendam as necessidades das familias camponesas.
  A comunidade de Riacho do Mulato é habitada por 13 famílias que a décadas vivem da agricultura, pecuária bovina e caprinovina.
A comunidade conta com infraestrutura de um açude que é fonte de trabalho e renda para as famílias locais; eletrificação rural em todas as residências, cisternas de placas e de calçadão que garantem agua para o consumo da familia como tambem para auxiliar na produção.
Sua primeira organização de base se constituiu em 18 de dezembro de 2000  (Associação de Desenvolvimento Comunitario do Riacho do Mulato) congregando as familias da comunidade e adjacencias reunindo-se no segundo domingo de cada mês.
 As principais reivindicações da comunidade são:  Escola para as crianças da comunidade que se deslocam diarimente para a cidade de Caraubas em carro pau de arara; a  passagem molhada para garantir o deslocamento das familias no período invernoso e a necessidade de de uma ação de regularização fundiaria (na comunidade existem alguns imóveis herdados por familiares que não foram regularizados.
Famílias aguradam na sala de espera o atendimento médico realizado através do Programa Saúde da Familia - PSF na propria comunidade.
Seu Antonio Nelson morador da comunidade a 42 anos destaca os avanços ocorridos, segundo ele ainda existem problemas a serem solucionados, mas tem sido varias as melhorias conquistadas.


 

GOVERNO APRESENTA RESPOSTAS ÀS REIVINDICAÇÕES DA MARCHA DAS MARGARIDAS


 A presidenta Dilma Roussef apresentou a resposta do governo federal à pauta da Marcha das Margaridas, durante ato político de encerramento da Marcha, realizado no dia 17 de agosto, no Pavilhão do Parque da Cidade em Brasília.
 
Dilma afirmou: “muitas das demandas foram acatadas, outras demandas nós vamos continuar a conversa, porque o principal resultado dessa Marcha das Margaridas, eu quero destacar aqui, é a continuidade do diálogo, do respeito entre vocês e o governo federal, iniciada ainda pelo nosso Presidente Lula. Eu me comprometo aqui com vocês a dar continuidade a esse diálogo respeitoso e companheiro, e também quero dizer que pretendo cada vez mais ampliar o atendimento às justas reivindicações das mulheres trabalhadoras, essas guerreiras, chamadas de uma forma tão singela, mas tão forte, de Margaridas”.

A Presidenta repassou a Carmen Foro, Secretária de Mulheres da Contag e coordenadora geral da Marcha das Margaridas, o Caderno de Respostas contendo de forma detalhada a resposta a cada item da pauta, e destacou em seu discurso um conjunto de compromissos, que apresentamos a seguir, organizando-os por eixo da Plataforma.
TERRA, ÁGUA E AGROEOLOGIA
  • Criação de grupo de trabalho, com a participação dos movimentos sociais, para discutir o tema do acesso a terra no Brasil;
  • Elaboração do diagnóstico sobre os assentamentos existentes no Brasil;
  • Garantias de acesso à habitação, à água, energia elétrica, serviço de educação e saúde nos assentamentos rurais;
  • Apoio a estruturação produtiva dos assentamentos com acesso ao crédito, assistência técnica e garantia de comercialização;
  • Ampliação do valor do Crédito Apoio Mulher para três mil reais, desembolsados em uma única parcela;
  • Adoção da titulação conjunta nos imóveis rurais obtidos por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF;
  • Ampliação da PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, com aumento da sua dotação orçamentária, participação do Banco do Brasil, BNDES e Sebrae e sua integração ao Programa Brasil Sem Miséria, como ação prioritária de inclusão produtiva das mulheres rurais;
  •  Criação de um Grupo Especial de Trabalho, com a participação de segmentos sociais e das organizações de mulheres para elaborar o Programa Nacional de Agroecologia.
  
SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
  • Compromisso em assegurar a participação das organizações de mulheres como representantes da sociedade civil no conselho de alimentação escolar;
  • Adoção de medidas para ampliar parceria com os municípios e estados, visando o aumento no fornecimento dos produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar;
  • Ampliação do limite de comercialização por família no Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, de R$9 mil para R$20 mil;
  • Fortalecimento da organização produtiva com a garantia de um percentual do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, a ser destinado aos grupos produtivos de mulheres.
AUTONOMIA ECONÔMICA, TRABALHO E RENDA
  • Garantia de inclusão de no mínimo 30% das mulheres como beneficiárias do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER;
  • Ampliação da participação das mulheres no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura - Pronaf, e garantia da destinação de 30% por cento do total de recursos disponíveis para uso exclusivo das mulheres;
  • Implantação de três unidades fluviais para atender à Região Amazônica no  âmbito do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural –PNDTR.
EDUCAÇÃO NÃO SEXISTA, SEXUALIDADE E VIOLÊNCIA
  • Criação de um grupo de trabalho interministerial para discutir critérios para implantação de creches no campo, com o objetivo de oferecer as crianças que vivem nas comunidades rurais creches públicas e com qualidade;
  • Avanço na construção de um efetivo Programa de Educação do Campo com qualidade e métodos específicos e adequados à situação rural, que atenda a todos os segmentos do mundo rural e garanta o acesso aos livros didáticos, a alfabetização de jovens e adultos e a oferta de cursos profissionalizantes;
  • Compromisso com ampliação das ações de enfrentamento a violência contra as mulheres do campo e da floresta e  punição para os agressores;
  • Implantação de 10 unidades móveis com serviços de atendimento para as mulheres do campo e da floresta em situação de violência.
SAÚDE E DIREITOS REPRODUTIVOS
  • Construção do mapa da saúde das populações do campo e da floresta;
  • Elaboração de um Plano Integrado de Vigilância em Saúde, em especial para as populações que se encontram expostas aos agrotóxicos;
  • Construção de 16 unidades básicas de saúde fluviais, sendo oito unidades ainda este ano e oito em 2012;
  • Implantação de 10 centros de referência em saúde do trabalhador, voltados para trabalhadores e trabalhadoras do campo e da floresta;
  • Implementação da Rede Cegonha para reduzir a mortalidade materna das mulheres do campo e da floresta e aprimorar o atendimento aos recém nascidos;
  • Realização da campanha nacional de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama para as mulheres do campo e da floresta.
 Ao final, a Presidenta Dilma divulgou a criação de um grupo interministerial, com a participação das mulheres do campo e da floresta, para acompanhar a agenda de compromissos, com reuniões semestrais, a partir de outubro deste ano.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

COMISSÃO DE MULHERES REUNE PARA DISCUSSÃO DE ATIVIDADES


Aconteceu no último sábado deste mês reunião da CMMTR, (Comissão Municipal de Mulheres Trabalhadoras Rurais) na pauta entre outras questões o nivelamento das ações desenvolvidas pelos grupos locais nas áreas politico, sociais e produtivas.
 Os grupos são articulados a partir da CMMTR e em sua maioria contam com apoio técnico do Projeto Dom Helder Câmara através das entidades ATOS, DIACONIA e CF 08.
Os demais são acompanhados pelo Sindicato e quando necessário também contam com apoio das parceiras.
 Hoje cerca de 11 (onze) grupos produzem entre hortaliças, frutas, legumes, polpas e outros produtos derivados da agricultura familiar e são comercializados na feira da agricultura familiar de Caraúbas, nos programas governamentais Compra Direta e PNAE, em feiras nacionais como também em exposições e eventos do gênero.
 Uma marca forte das mulheres caraubenses tem sido sua participação nos diversos eventos promovidos pelas organizações e movimentos sociais e do gênero.
                                   Ilma Maria coordena a CMMTR em Caraúbas-RN

Outras fotos...

sábado, 24 de setembro de 2011

DIRIGENTES SINDICAIS PARTICIPAM DE REUNIÃO NO P A SÃO JOSE

         O Sindicato esteve presente na reunião realizada no Projeto de Assentamento São José que localiza-se a aproximadamente 01 Km da  cidade. Na pauta a definição da titularidade do Lote/parcela rural de posse do senhor Francisco Eugenio vitimado dias atrás neste município. 
Presente a discussão a Senhora Geiza Maria viúva do então titular resolveu assumir o lote/parcela visto que tambem na condição de agricultora pretende dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo saudoso companheiro no assentamento. A intençao da senhora Geisa foi recepsionada com apreço por todos/as os/as presentes que se comprometeram em ajudá-la em seus momentos de dificuldades.
 
 
Outro ponto discutido tratou dos trabalhos coletivos, onde se afirmou a necessidade da continuidade, sobretudo nos serviçosde recuperação de cercas do perímero da área.
 
Para o Presidente da Associação Antonio Erenilson, exsite a preocupação em tratar os assuntos do assentamento de forma coletiva tem sido motivação para que as familias se encontrem mensalmente nas rfeuniões.  
 
  

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIRETORIA DO SINDICATO REUNI-SE ORDINARIAMENTE E DELIBERA AGENDA DE ATIVIDADES


Segunda-feira pela manhã ordinariamente a diretoria do STRC se reuniu e deliberou reafirmando a continuidade do trabalho de pesquisas para identificação do exercício da atividade agrícola das pessoas que buscam filiar-se ao sindicato. Reafirmou ainda no conjunto de sua diretoria posição contrária a estratégia de ação utilizada pelo município para beneficiários do campo em projeto de esgotamento sanitário.

Entre outras deliberou-se ainda a agenda de atividades externas a realizar-se durante a semana, a saber:

Segunda-feira 19/09 – Reunião com Prefeitura Municipal e Grupo de Mulheres do P A São Jose para efetivação de parceria em projeto de hotifruticultura do Assentamento;
                                     - Reunião no P A Santa Agostinha para discussão de conclusão de reformas habitacionais;

Terça-feira 20/09 – Reunião do Conselho Municipal de Saúde para apreciação de projetos de saneamento básico e abastecimento d’água 9h;
                                 - Reunião do Grupo de Mulheres da Comunidade de Pedra II 14h.;

Quarta-feira 21/09 – Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural- COMDERIS 9h;
                                       - Seminário de lançamento da pesquisa UERN no Território Sertão do Apodi na cidade de Apodi 9h;
                                   - Reunião com famílias integrantes da feira agroecológica de Caraúbas 9h.

Quinta-feira 22/09 – Acompanhamento ao trabalho de cadastramento do garantia safra e corte de terra na comunidade/delegacia de Abderramant-Rio Umari 8h;
                                    - Audiências durante a manhã em Mossoró com assessoria jurídica sobre dívidas agrícolas e no INSS sobre consignados a aposentados;
                                 -  Reunião com Grupo de Mulheres no P A Petrolina 14h;
                                 - Sessão da Câmara Municipal de Vereadores 15h.

Sexta-feira 23/09 – Reunião no P A Cachoeirinha 15h;

Sábado 24/09      – Reunião da Comissão Municipal de Mulheres do STR 9h;
                                  - Visita em comitiva ao dia de campo no município de Baraúna realizado pela EMATER.
   
 Domingo 25/09 – Reunião no P A Nova Morada 9h;
                               - Reunião da Delegacia Sindical de Mirandas 10h.