quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SINDICATO REUNIU-SE COM BISPO DIOCESANO DOM MARIANO MANZANA EM CARAUBAS


Nesta sexta-feira dia 16/09 os dirigentes sindicais do STRC suspenderam suas atividades ao público para encontrar-se com o Bispo da Igreja Católica Dom Mariano Manzana da Diocese de Santa Luzia; no encontro discutiu-se os princípios do sindicalismo, das organizações diversas dos camponeses, a trajetória da luta sindical que aconteceu em grande parte num ambiente de relações estreitas com a igreja.
No ambiente da conversa onde todos os presentes tiveram a oportunidade de expor suas convicções e curiosidades, Dom Mariano fez uma analise dos processos e das transições vividas pela igreja católica que na nossa diocese (Santa Luzia de Mossoró) em sua maioria eram conduzidas por padres estrangeiros, os quais conseguiam com seus países de origens (basicamente Itália e Holanda) apoio financeiro para obras sociais.

A partir de meados dos anos 90 começam então segundo Dom Mariano as paróquias passaram a ser assumidas por Padres brasileiros, neste período foi grande o esforço da igreja em princípio para garantir a sobrevivência, porem sempre mantendo-se firme no proposito da evangelização. Hoje, afirma Dom Mariano Manzana a Igreja precisa despertar para o fortalecimento do processo da contribuição e da partilha mas também com a convicção de que se faz necessário assumir uma ação voltada para o social.  
Estiveram presentes ao encontro além dos dirigentes sindicais, equipe da ATOS, EMATER, COOPERUBA, Secretaria Municipal de Agricultura como também Antonete Silva que coordenou pastorais e trabalhou os processos de formação de base do sindicato na década de 70.