terça-feira, 11 de outubro de 2011

ATRAVES DE SOLICITAÇÃO DO SINDICATO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL REALIZA REUNIÃO INTINERANTE NA COMUNIDADE DO RIO UMARI


       Na última quinta-feira o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Integrado e Sustentável realizou reunião extraordinária na comunidade do Rio Umari objetivando encampar luta dos moradores pelo abastecimento do lençol freático do rio.
A comunidade pleiteia a abertura das comportas do Açude Rodeador que foi construído na cabeceira do rio. A ação tem como objetivo garantir que não falte agua no final do ano para o consumo animal como também para a produção de alimentos através de pequenos projetos de irrigação.
 
Além de conselheiros/as o sindicato articulou também a presença da Câmara Municipal e representantes do Poder Executivo local par que pudessem contribuir na consecução do pleito da comunidade/região que só no município de Caraúbas são quase 200 famílias ribeirinhas. 
Como encaminhamentos os conselhos de Caraúbas, Olho D’água e Umarizal encaminharão ofícios a SERHID solicitando a abertura das comportas, como também as Câmaras Municipais dos três municípios encaminharão requerimentos com o mesmo objetivo. Também se contatou com o Deputado Estadual Fernando Mineiro o qual se comprometeu em agendar brevemente uma audiência com o Secretário Estadual de Recursos Hídricos e Vice Governador Robinson Farias onde representações dos três municípios farão de público a reivindicação.
 
Na oportunidade as famílias ribeirinhas cobraram providencias para a construção da passagem molhada sobre a barragem de Cacimba do Meio, prometida pelo Secretário Estadual de Agricultura Betinho Rosado com recursos de emenda parlamentar de sua autoria. A representação do município se comprometeu em agendar audiência com o Secretario na mesma viagem, para solicitar atendimento ao pleito formulado ao então Deputado à época.