sábado, 27 de agosto de 2011

SINDICATO, EMATER E DIACONIA E AGRICULTORES DISCUTEM A CADEIA DO LEITE

Nesta sexta-feira agricultores familiares produtores de leite da região do distrito de São Geraldo receberam comitiva formada pelo Sindicato, EMATER e DIACONIA para discuttir o funcionamento do tanque de resfriamento de leite da comunidade/região.  
A EMATER tem feito um esforço no sentido de organizar a cadeia do leite no municipio, para isso conseguiu infra-estrutura para armazenamento alem de possibiltitar contato com laticinio para a compra do produto.  alem da comunidade/distrito de São Geraldo e região que deve iniciar as atividades ja no mes de setembro,  produtores da comunidade de Abderramant ja conseguem vender para o PAA Leite.
O objetivo é agregar valor ao produto uma vez que se busca evitar o atravessador alem de garantir preço justo o ano inteiro, visto que no periodo invernoso quando ha aumento na produção ocorre grande desvalorização. A dificuldade para o avanço no processo dar-se em função da insegurança no pagamento.
 Como encaminhamentos o Sindicato responsabilizou-se pelo contato com a prefeituta para a instalação elétrica do predio que guarda o tanque de resfriamento e a EMATER trará o representante do laticinio ja no inicio da proxima semana para a negociação e organização da venda.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SINDICATO PARTICIPA DE REUNIÃO NO ASSENTAMENTO SANTA AGOSTINHA

Com o objetivo de avaliar o processo de reforma das residencias do Projeto de Assentamento, o Sindicato, INCRA e  Assentados reuniram-se nesta quinta-feira na sede da Associação local. Na oportunidade dado o bom andamento das obras discutiu-se tambem a aplicação dos recursos apurados no periodo em que permaneceu em conta; serão adquiridos materiais de consrtução para ampliação da reforma em algumas residencias como tambem outros para serviços coletivos da propria comunidade/assentamento.
 Segundo Paulo Sena, servidor do INCRA, é meta do órgão até final de setembro dar início a última etapa do projeto de reformas. Na oportunidade trouxe esclarecimentos quanto aos tramites do processo destacando a necessidade do investimento correto, dos cuidados com a aquisição dos materiais, a aplicação e devida prestação de contas, ressaltando que as familias deste assentamento contribuiram para o bom desenpenho das atividades.
 O Projeto de Assentamento Santa Agostinha homologado na segunda metade da decada de 90 é constituido de 31 familias, enfreta problemas como todos os outros localizados no semi-arido principalmente no tocante ao abastecimento dagua, porem conta com uma experiencia em educação infantil com a implantação de uma creche modelo que atende aos filhos e filhas de assentados nos anos iniciais do processo educacional.  

SINDICATO VISITA FAMILIAS ATENDIDAS PELO P1MC

Dirigentes sindicais estiveram na comunidade de Apanha-peixe objetivando visitar familias atendidas pelo Programa Um Milhão de Cisternas. A comunidade tem cerca de 550 habitantes distribuidos em 145 familias, margeadas pela Lagoa do Apanha-peixe.
 
Acompanhados da Diretora da Asociação local, senhora Audizia, foram visitadas boa parte das 32 familias beneficiadas nesta que foi a primeira etapa de construção de cisternas de placas na comunidade.

Familias como a de Dona Dalvani, seu George manifestaram suas satisfações pois a partir de agora terão agua de boa qualidade para o consumo de toda família.

Na casa de Ronaldo angustia pois sua cisterna apresentou problemas na estrutura impossibilitando neste momento sua utilização. na oportunidade o mesmo solicitou apoio do sindicato para a solução do problema.
 Dona Edilza "Agente Comunitaria de Saude" muito satisfeita com o programa, enquanto não chegam as chuvas, colocou sua cisterna como referencia para abastecimento realizado pelo Exercito e distribuida para toda comunidade." Teve dirigente que conheceu alem das cisternas".
Na casa de Dona Maria a cosntatação evidente da importancia do beneficio; distante do centro da comunidade e dos sistemas de abastecimento dagua, viveu até então utilizando agua de pessima qualidade. para ela a partir de agora ée vida nova.
Na saida da comunidade um fato nos chamou a atenção: idosos e até mesmo jovens realizando praticas de exercicios fisicos orientado, como estrategia de combate a problemas adquiridos pelo corpo por fatores diversos.
 
Importante:
O Programa Um Milhão de Cisternas é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido da ASA. Ele vem desencadeando um movimento de articulação e de convivência sustentável com o ecossistema do Semiárido, através do fortalecimento da sociedade civil, da mobilização, envolvimento e capacitação das famílias, com uma proposta de educação processual.

O programa é destinado às famílias com renda até meio salário mínimo por membro da família, incluídas no Cadastro Único do governo federal, e que residam permanentemente na área rural e não tenham acesso ao sistema público de abastecimento de água. Além desses critérios, terão prioridade:


• Mulheres chefes de família
• Famílias com crianças de 0 a 6 anos
• Crianças e adolescentes frequentando a escola
• Adultos com idade igual ou superior a 65 anos
• Portadores de necessidades especiais.

Fonte: ASA/Assoc. comunitaria de Apanha-peixe.




quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sindicato e agricultores familiares se reúnem com município para ampliar acesso ao PNAE


Em encontro realizado nesta quarta-feira entre sindicato, agricultores, ATOS, EMATER e Prefeitura Municipal (Secretaria de educação e agricultura) fica deliberado o acesso de agricultores informais no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Até o presente momento apenas agricultores organizados em cooperativa (COOPERUBA) haviam comercializado pelo programa. 
 Com a nova abertura varias outras famílias terão a oportunidade de vender seus produtos mensalmente, beneficiando-se de mais um Programa do Governo Federal que em Caraúbas conta com uma parceria do município, cerca de R$ 32.000,00 são utilizados mensalmente para o programa, sendo que deste R$ 10.000,00, são recursos do município.
 
Estão no rol dos produtos: carne caprina, feijão, batata doce, melancia, mel de abelha, jerimum, tomate, pimentão, ovos e galinha caipira. A expectativa é que se possa sair do limite mínimo e sejam utilizados um pouco mais do recurso disponível.
A Lei n.º 11.947, de 16/06/2009 que estabelece a aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar, em seu Art. 14. Assegura que do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo trinta por cento (30%) deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações, priorizando os assentamentos da Reforma Agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.
No mesmo art. O § 1º diz que a aquisição poderá ser realizada dispensando-se o procedimento licitatório desde que os preços sejam compatíveis com os vigentes no mercado local, observando-se os princípios inscritos no art. 37 da Constituição, e os alimentos atendam às exigências do CONTROLE DE QUALIDADE.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA PAUTA AÇÕES DO MUNICIPIO PARA COMUNIDADES RURAIS


Reunida nesta segunda-feira a Diretoria do sindicato recebeu a Secretária de Políticas do Campo e Meio Ambiente Sheyla Gurgel; 
Em debate a ação da secretaria neste período pós-inverno, na oportunidade foram elencadas prioridades que serão entregues a Secretaria;
Além destas fez-se uma reflexão sobre o papel do dirigente sindical e medidas administrativas foram adotadas no sentido de intensificar cada vez mais a ação dirigente.
Ao final foi construída a agenda de ações externas que acontecerão durante a semana e contará com a presença ou realização desta entidade:

Vejamos:
Terça-feira:
Reunião da Asa estadual na cidade de Lajes-RN;

Quarta-feira:
Reunião com a coord. do FOCAMPO e Sec. Agricultura 08h;
Reunião sobre o PNAE com agricultores familiares, a SPOCAMPO, Procuradoria e Finanças do município10h;
Visita às famílias contempladas com cisternas do P1MC na comunidade de Apanha-peixe 14h

Quinta-feira:
Reunião no período da manhã no Projeto de Assentamento Maravilha para criação do Grupo de Mulheres locais 09h;
Sessão da Câmara Municipal de Vereadores 15h;

Sexta-feira:
Reunião do Polo Sindical Médio Oeste em Campo Grande às 9h;
Reunião no Projeto de Assentamento Cachoeirinha 16h

Sábado:
Reunião mensal da Comissão de Mulheres Trabalhadoras Rurais 8h;
Reunião com a coordenação dos Grupos de Jovens Rurais 9h;
Novenário de Santo Agostinho no Projeto de Assentamento Santa Agostinha 19h.

Domingo:
Reunião na Delegacia Sindical de Mirandas.


Propostas entregues ao município/SPOCAMPO:
01.                       Estruturação da Secretaria Municipal de Politicas do Campo e Meio Ambiente, com pessoal de apoio – 01 Técnico Agrícola, 01 Veterinário com atendimento semanal e uma coordenadoria de Meio Ambiente;

02.                       Ampliação da participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar com a inclusão de informais no processo;

03.                       Manutenção e disponibilidade exclusiva da viatura do campo mais forte para a SPOCAMPO;

04.                       Disponibilidade do Trator do Campo Mais Forte exclusivamente para a zona rural com equipamentos capazes de Atender as necessidades principais da agricultura familiar;

05.                       Instalação dos poços perfurados pelo estado, alocação e perfuração de vinte poços novos;

06.                       Reestruturar o sistema adutor da região Petrolina e dinamizar o abastecimento nas demais comunidades;

07.                       Aquisição de um trator de esteira para construção de barreiros nas comunidades rurais;

08.                       Destinar 10% da arrecadação mensal dos Royalties de petróleo à SPOCAMPO, para atendimento as demandas do meio rural.

Sindicato participa de reuniões nas Delegacias Sindicais de Base.

    Dirigentes sindicais participam de reuniões em delegacias sindicais do sindicato em nosso município:  No sábado a tarde foi a vez da Delegacia de São Geraldo, uma das primeiras delegacias criadas em nosso município ela que foi uma das raízes para a constituição do nosso sindicato. 

Questões relacionadas a emancipação da região; as atividades realizadas em Brasília no período da Marcha das Margaridas, a importância da sindicalização para todos os membros da família entre outros.  
O Programa Garantia Safra também foi debatido sendo encaminhado que a Delegacia/ Associação convocará a EMATER à visitar a comunidades para emissão de DAP’S, e deste modo garantir o ingresso das famílias no programa.    
 A noite foi à vez da Delegacia Sindical de Mariana, onde realizou repasse de informações sobre a Marcha das Margaridas (a região mobilizou o maior numero de mulheres);  mobilização para religação da energia de prédios públicos da comunidade; prestação de contas do financeiro e das atividades do sindicato além de apreciação de novos filiados.    
 Na Delegacia Sindical de Cachoeira domingo pela manhã o debate foi em torno do processo de construção das cisternas do P1MC, a devolução das sementes para o banco comunitário, a reforma da sede comunitária e do Programa Garantia Safra.   
A tarde a reunião aconteceu na Delegacia Sindical de Olho D’água do Milho, nesta,a discussão de recuperação das estradas que foi iniciado e que precisa de conclusão foi a primeira reivindicação apontada. 

Outra discussão pautou a construção do Açude Carnaubinha, nesta ficou encaminhada a realização de uma Audiência Pública na Câmara Municipal que deverá acontecer no mês de setembro, ainda no mesmo mês, dia 17 deverá acontecer uma audiência com o Deputado Henrique Alves. A obra será executada com recursos do DNOCS.

Sindicato realiza Assembleia para Escolha de delegação a III PNTTR


        Neste sábado dia 20/08 sindicato realizou Assembleia Geral convocada extraordinariamente para escolha de Delegados e Delegadas a III Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, os quais participarão previamente de plenária regional a acontecer em Mossoró próximo dia 09 de setembro. Esta atividade objetiva avaliar internamente a luta do movimento sindical, a conjuntura atual do nosso pais e construir estratégias para o enfrentamento da luta no futuro.
A assembleia tambem realizou uma homenagem as mulheres que participaram da Marcha das Margaridas em Brasilia-DF.

Ao final foram analisados e apreciados pedidos de filiações a entidade.