sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SINDICATO VISITA FAMILIAS ATENDIDAS PELO P1MC

Dirigentes sindicais estiveram na comunidade de Apanha-peixe objetivando visitar familias atendidas pelo Programa Um Milhão de Cisternas. A comunidade tem cerca de 550 habitantes distribuidos em 145 familias, margeadas pela Lagoa do Apanha-peixe.
 
Acompanhados da Diretora da Asociação local, senhora Audizia, foram visitadas boa parte das 32 familias beneficiadas nesta que foi a primeira etapa de construção de cisternas de placas na comunidade.

Familias como a de Dona Dalvani, seu George manifestaram suas satisfações pois a partir de agora terão agua de boa qualidade para o consumo de toda família.

Na casa de Ronaldo angustia pois sua cisterna apresentou problemas na estrutura impossibilitando neste momento sua utilização. na oportunidade o mesmo solicitou apoio do sindicato para a solução do problema.
 Dona Edilza "Agente Comunitaria de Saude" muito satisfeita com o programa, enquanto não chegam as chuvas, colocou sua cisterna como referencia para abastecimento realizado pelo Exercito e distribuida para toda comunidade." Teve dirigente que conheceu alem das cisternas".
Na casa de Dona Maria a cosntatação evidente da importancia do beneficio; distante do centro da comunidade e dos sistemas de abastecimento dagua, viveu até então utilizando agua de pessima qualidade. para ela a partir de agora ée vida nova.
Na saida da comunidade um fato nos chamou a atenção: idosos e até mesmo jovens realizando praticas de exercicios fisicos orientado, como estrategia de combate a problemas adquiridos pelo corpo por fatores diversos.
 
Importante:
O Programa Um Milhão de Cisternas é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido da ASA. Ele vem desencadeando um movimento de articulação e de convivência sustentável com o ecossistema do Semiárido, através do fortalecimento da sociedade civil, da mobilização, envolvimento e capacitação das famílias, com uma proposta de educação processual.

O programa é destinado às famílias com renda até meio salário mínimo por membro da família, incluídas no Cadastro Único do governo federal, e que residam permanentemente na área rural e não tenham acesso ao sistema público de abastecimento de água. Além desses critérios, terão prioridade:


• Mulheres chefes de família
• Famílias com crianças de 0 a 6 anos
• Crianças e adolescentes frequentando a escola
• Adultos com idade igual ou superior a 65 anos
• Portadores de necessidades especiais.

Fonte: ASA/Assoc. comunitaria de Apanha-peixe.