sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SINDICATO PARTICIPA DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTARIO SOBRE O RIO UMARI


Umari, o maior rio que corta no sentido sul a norte o município de Caraúbas foi palco de produção de documentário nesta quarta-feira. O vídeo que será lançado em breve contará as transformações ocorridas a partir do município de Rafael Godeiro (açude rodeador) passando por Umarizal, Olho D’água do Borges e Caraúbas, desaguando no Rio Apodi já naquele município.
 
A vegetação nativa, os cultivos no leito do rio, o abastecimento das cidades, posteriormente o desmatamento o assoreamento, os projetos de irrigação e a produção de fumo, são pontos marcantes desta historia.
 Assim como o vídeo, a formação de jovens como animadores do processo, mobilização das comunidades através de suas organizações, a construção de viveiros de mudas e de barragens subterrâneas nas micros bacias são propostas e atividades do Projeto Rio Umari, que tem como objetivo reflorestar as margens do Umari além de outras atividades para recuperação do rio.

O Projeto denominado Rio Umari, recuperar o rio para preservar a vida é uma proposta executada pela DIACONIA/PDHC e conta com recursos da Petrobras.