domingo, 14 de agosto de 2011

Sindicato realiza palestra para alunos do Programa Saberes da Terra


 O Sindicato dos Trabalhadores Rurais participou de aula do Programa Saberes da Terra executado na comunidade de Abderramant na região do Rio Umari, na oportunidade foi realizado debate sobre a origem do movimento sindical e as principais politicas publicas voltadas para o meio rural.
Na ocasião alunos apresentaram trabalho de pesquisa apontando os principais potenciais da região e as ações públicas investidas na localidade além dos gargalos existentes que limitam a capacidade de desenvolvimento das famílias camponesas ali residentes.

 Saberes da Terra é um programa de educação do campo de responsabilidade do estado em parceria com a Prefeitura e o movimento sindical, seus conteúdos programáticos buscam despertar a consciência critica dos habitantes para com o meio em que vivem.

 O programa teve inicio no ano passado e apesar das limitações estruturais para seu funcionamento tem conseguido trazer de volta ao processo formativo vários jovens que por razões diversas haviam se ausentado dos ambientes oficiais de educação sem que concluíssem sequer o ensino fundamental.

 Além das aulas teóricas que contextualizam a vida no campo, aulas praticas também são realizadas semanalmente, para isto a turma conta com professores da rede oficial de ensino e um técnico agrícola.